A Coroa de Nossa Senhora de Fátima

A coroa de ouro, que pesa 1200 gramas e tem 2650 pedras e 313 pérolas, foi feita a partir de jóias oferecidas por centenas de portuguesas. Na coroa encontram-se 950 brilhantes, 1400 diamantes, uma esmeralda grande, 13 esmeraldas pequenas, 33 safiras, 17 rubis, 260 turquesas, uma ametista, quatro águas-marinhas e mais recentemente a bala do atentado ao então Papa João Paulo II, hoje Santo da Igreja Católica.

A criação desta coroa ocorreu 1941, quando um grupo de mulheres portuguesas efetuaram uma campanha nacional de recolha de joias para manufaturar uma coroa de rainha destinada a ser oferecida a Nossa Senhora de Fátima, em ação de graças pelo fato de Portugal não ter participado na Segunda Guerra Mundial. Pediram-se jóias e não dinheiro, de forma a materializar a coroa diretamente com as dádivas de cada um.

A coroa foi produzida pelos joalheiros da coroa portuguesa, a casa Leitão e Irmãos.

A coroação realizou-se, oficialmente, em 13 de maio de 1946, em Fátima, pelo Legado Pontifício.

Somente em grandes peregrinações é que esta coroa é colocada na imagem de Nossa Senhora de Fátima, mas pode ser visitada facilmente nas exposições no museu do Santuário de Fátima.

Como é de conhecimento de muitos, em 13 de maio de 1981, no dia da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, João Paulo II sofreu um atentado na Praça de S. Pedro, no Vaticano, atribuindo a Nossa Senhora de Fátima o motivo da sua salvação.

A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi levada ao Vaticano, a pedido do Papa João Paulo II, para o Ato de Entrega a Nossa Senhora, em união com os bispos do mundo.

Irmã Lúcia confirmou pessoalmente que esse ato, solene e universal, de consagração correspondia àquilo que Nossa Senhora queria: « Sim, está feita tal como Nossa Senhora a pediu, desde o dia 25 de Março de 1984 » (carta de 8 de Novembro de 1989). Por isso, qualquer discussão e ulterior petição não tem fundamento.

Nessa mesma ocasião em Roma, o Papa ofereceu, em reconhecimento, ao Bispo de Leiria a bala disparada pelo turco Ali Agca que o atingiu e lhe trespassou o corpo no atentado.

Em sinal de agradecimento à Virgem por lhe ter salvado a vida, tendo dito na altura “Tenho aqui uma prenda para Nossa Senhora”…

Curiosamente, na manufatura original da coroa, em 1942, no local onde estão unidas as oito hastes de rainha, forma-se um vazio, adequado ao calibre da bala, onde foi colocada. 

Deixe um comentário